Saúde em pauta s3b5u

GRAZIELA FERNANDES

3t6hv

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES 5g4c1v

Data 15/07/2023
Horário 06:00
Foto: Cedida | Claudinei Dinello
Autoridades de Pirapozinho buscam resolutividade para a demora na transferência de pacientes via sistema de regulação de vagas do governo do Estado
Autoridades de Pirapozinho buscam resolutividade para a demora na transferência de pacientes via sistema de regulação de vagas do governo do Estado

Não é de hoje que autoridades regionais buscam junto ao governo do Estado um posicionamento e resolutividade frente à liberação de vaga para o sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).
Esta semana, novamente uma comitiva composta pelo prefeito de Pirapozinho, Lucas Padovan dos Santos Pavani e os vereadores, Claudinei Dinello (Podemos), Dulcemara Lucio (Pros) e Cida Alves (Cidadania) estiveram na capital para protocolar um ofício ao secretário de Saúde, Eleuses Paiva.
A comitiva foi recebida pela assessoria técnica da secretaria, que ouviu mais uma vez a manifestação sobre a demora para transferência de pacientes pelo sistema de regulação de vagas.
Segundo o vereador Claudinei Dinello, “há o comprometimento da assessoria de estudar o caso e buscar informações sobre a saúde de Pirapozinho e resolver esta situação. Não somos contra o sistema, mas a forma como está atuando prejudica a população de toda a região”, disse.

Ataque de cães
O delegado de Polícia de Pirapozinho, Rafael Galvão, fez um alerta à população sobre o aumento no registro de ocorrência de ataque de cães a outros animais de pequeno porte e até a pessoas na cidade de Pirapozinho.
“Uma série de casos, só hoje [quinta], foram três registros de danos provocados por animais e que seus tutores romantizam seus cães e não promovem a devida guarda nas suas casas”, ressaltou durante alerta nas redes sociais.

Tutores são responsáveis
Nestes casos, segundo o delegado ainda, os tutores são responsabilizados e podem até serem indiciados por contravenção penal e no caso de lesão. “O tutor pode sim ser responsabilizado por negligência, ou seja, não assegurou que o cachorro estivesse preso e fora de locais que possam oferecer danos a outros animais e até pessoas”, disse Galvão.

Risco à saúde
Mesmo se o ferimento não for grave, se a pessoa for agredida por um cão deve buscar um serviço de saúde com urgência e pode haver a necessidade de tomar a vacina contra a raiva.
Fica o alerta para os tutores de cães da cidade.

Caça ao escorpião
O Decen (Departamento de Controle de Endemias) reiniciou as ações de busca ativa noturna de escorpiões, no intuito de reduzir avistamentos e casos de acidentes escorpiônicos em Pirapozinho.
As ações já foram realizadas nos bairros: Vale dos Lagos, Residencial Valência e proximidades do Estádio Municipal Mário da Costa Cruz.
Segundo O Decen, a ação será realizada em todos os bairros, iniciando nos pontos mais críticos da cidade.

Divulgação | AI

Equipe do Decen durante ações noturnas para captura de escorpiões

Tampinhas do bem
O projeto “Tampinhas do Bem” promoveu ações de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente através da redução da quantidade de plástico descartado indevidamente, estimulando desta forma a conscientização ambiental e a economia.
Desenvolvido numa parceria da istração Municipal, através da Divisão Municipal de Educação, com o Sicredi e com a participação do Rotary Clube Local e Interact, no período de 27/04 a 30/06, foram arrecadados 808 kg de tampinhas, revertido o valor de R$ 405, que serão destinados para aquisição de óculos para crianças da rede municipal de ensino.

Divulgação | AI

Gerente da Agência Sicredi de Pirapozinho, Lucila Paiano Pilege, participou da entrega a empresa Pirapó Metais dos 808 kg de tampinhas, no valor de R$ 405, que foram destinados para aquisição de óculos para as crianças da rede municipal

Publicidade

Veja também 3r422j

Esportes 5v1a1n

Notícias Alta Roda

Turismo 1h5a49

Notícias Diário de Bordo

Guias 1z2e5

Todos Comer e Beber
ANUNCIE AQUI

Segurança 2a2g3x

Site Seguro

Redes Sociais 2r6b2w

Associado: 545j4