São Paulo vai estimular alimentos orgânicos 6tp5f

Contexto Paulista

3t6hv

COLUNA - Contexto Paulista 3g716p

Data 19/12/2020
Horário 09:00

A secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado quer investir na produção de alimentos orgânicos. Os técnicos avaliam que o mercado é estratégico para o Estado. “Os grãos orgânicos são muito importantes para a alimentação animal, sendo fundamentais para a produção de carne, leite e ovos orgânicos”, diz o secretário Gustavo Junqueira. “São Paulo abriga as principais agroindústrias de processamento de produtos animais orgânicos, porém, é necessário aumentar a produção de grãos”. O órgão anunciou parceria com a empresa Rizoma Agro em três eixos: o desenvolvimento da produção de grãos orgânicos; inovação e uso de bioinsumos; e o desenvolvimento de novas máquinas e implementos agrícolas para que elas façam o trabalho nos solos, por exemplo, como se fosse feito manualmente.

Levantamento 3a1u4v

Técnicos estaduais realizaram recentemente levantamento inédito com 3.090 produtores orgânicos paulistas para traçar um panorama da atividade no Estado. A partir da pesquisa, estima-se que 46% dos municípios do estado possuem pelo menos um produtor orgânico. A maior parte da produção está concentrada em São Paulo, Registro, Ribeirão Preto, Bragança Paulista e Itapeva, regiões que abrigam maior parte dos centros consumidores ou que possuem predominância da agricultura familiar.

Setor ativo 1t282m

Segundo a pesquisa, 58,92% dos entrevistados disseram produzir legumes e verduras; 29,77% produzem frutas; 6,61% produzem produtos de origem animal, como ovos e lácteos; e 4,7% produzem grãos. Os principais canais de venda são feiras livres, cestas de entrega e supermercados. O estudo mostra ainda que 23,35% dos produtores entrevistados são certificados por auditoria; 8,71% certificados por SPG (Sistema Participativo de Garantia); 20,25% cadastrados como OCS (Organização de Controle Social), com venda direta; e 47,69% estão em conversão ou transição para agricultura orgânica.

Compostagem em pauta 141n5c

A compostagem e a destinação dos resíduos sólidos orgânicos estão entre os maiores desafios ambientais nas cidades, segundo a CNM (Confederação Nacional de Municípios). A entidade acaba de reforçar aos gestores municipais que o fomento e o incentivo à produção local de composto pode ser possível de se realizar, principalmente para mostrar aos demais entes da federação a importância e a necessidade de que haja políticas públicas focadas/voltadas para esse setor.

Aquecimento global 1o54j

Além de aumentar a vida útil dos aterros sanitários e não oferecer risco de poluição dos solos e águas superficiais e subterrâneas, a técnica da compostagem controla a geração de odores desagradáveis e mitiga a geração de GEE (Gases de Efeito Estufa).

Benefícios 4q6g4s

Entre os benefícios agrícolas do tratamento correto do resíduo sólido, está a fonte de matéria orgânica de qualidade para os solos, a fonte alternativa de macro e micronutrientes. Além disso, a medida diminui o uso da água de irrigação, o uso de fertilizantes minerais e o uso de agrodefensivos.

Balanço 384z61

A agropecuária, agroindústrias, animais (exceto rebanho bovino), indústrias, resíduos sólidos urbanos e resíduos de saneamento básico estão entre as áreas que geram maior volume de resíduos orgânicos. Em 2019, o país teve uma demanda de 36,2 milhões de toneladas de composto orgânico e importou 31 milhões de toneladas ao preço de 9 bilhões de dólares.

Negócios regionais 4g4e3u

●     O campus de inovação Onovolab, de São Carlos, acaba de ganhar o novo centro de Tecnologia e Inovação do Magalu. A inauguração faz parte das ações do Luizalabs, laboratório de Tecnologia e Inovação da empresa, localizado dentro do núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento. (Primeira Página).
●     A rede de postos Monte Carlo anunciou parceria comercial com a IMC (International Meal Company), que detém marcas de alimentação. Ao todo, serão implantados nas regiões de Rio Preto, Ribeirão Preto e Rio Claro 18 novos restaurantes nos postos rodoviários e urbanos da rede: oito unidades do Frango Assado e dez da Pizza Hut.

Sinais da conjuntura 73j4u

●     A atividade e as contratações na indústria tiveram nova alta em outubro: de acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), a produção industrial aumentou pelo quinto mês consecutivo.
●     A reabertura das atividades econômicas e a recuperação da economia ao longo do terceiro trimestre impulsionaram os resultados do Panorama da Pequena Indústria, da CNI. Índices de desempenho e situação financeira tiveram alta.

Duas rodas 102s2r

Como se dá o uso da bicicleta em sua cidade? Essa é a pergunta de levantamento encabeçado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) que procura entender os principais desafios da gestão municipal na regulamentação da Lei 13.724/2018. A publicação institui o PBB (Programa Bicicleta Brasil) que incentiva o uso da bicicleta visando à melhoria das condições de mobilidade urbana e prevê o direcionamento de recursos para a infraestrutura nos municípios. Apoiam a pesquisa a União dos Ciclistas do Brasil, WRI Brasil, Ministério do Desenvolvimento Regional, Frente Nacional de Prefeitos, Abraciclo, Abradibi, Aliança Bike e Tembici.
 

Publicidade

Veja também 3r422j

Esportes 5v1a1n

Notícias Alta Roda

Turismo 1h5a49

Notícias Diário de Bordo

Guias 1z2e5

Todos Comer e Beber
ANUNCIE AQUI

Segurança 2a2g3x

Site Seguro

Redes Sociais 2r6b2w

Associado: 545j4