Durante o evento de apresentação do Plano de Desenvolvimento Regional, realizado nesta segunda-feira (19), no auditório do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Presidente Prudente, o diretor-executivo da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Lucas Bressanin, defendeu a regularização fundiária como uma das frentes estratégicas para o desenvolvimento do oeste paulista.
Segundo ele, o trabalho da instituição já resultou na regularização de mais de 150 mil hectares de terras na região do Pontal do Paranapanema, gerando uma arrecadação superior a R$ 250 milhões para os cofres públicos. "Esse é o nosso principal compromisso. Mas é importante que os interessados entrem com os pedidos istrativos junto ao Itesp, especialmente no caso de médias e grandes propriedades, onde o Estado não pode atuar de ofício", explicou.
Bressanin alertou que a legislação que rege o processo de regularização fundiária está em vigor apenas até dezembro de 2026. "Aqueles que não fizerem a solicitação até essa data, provavelmente terão dificuldades futuras para regularizar suas áreas", afirmou.
Durante sua fala, ele também anunciou a entrega de novos títulos durante a Feicorte (Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne), que será realizada em Presidente Prudente, com presença confirmada do governador Tarcísio de Freitas. "Trata-se da maior feira de pecuária de corte da América Latina, que retorna ao calendário após 10 anos. Teremos mais investimentos, turismo fortalecido e mais oportunidades para a região", comemorou.
Por fim, o diretor do Itesp reafirmou a disposição da Fundação para atuar em conjunto com o setor empresarial, os municípios e demais entidades. "Políticas públicas como essa exigem vários braços, e estamos aqui para apoiar, inclusive com a de convênios como fizemos recentemente com Rosana, para resolver imes legais que travam o desenvolvimento", concluiu.
Leia mais:
Plano inédito aponta caminhos para desenvolvimento estratégico da região de Prudente
Plano de Desenvolvimento Regional será apresentado a secretário estadual no dia 19 no Ciesp