Regularização fundiária é prioridade, diz diretor do Itesp e alerta proprietários 5q5f24

Lucas Bressanin destaca conquistas e alerta para prazo legal: solicitações devem ser feitas até dezembro de 2026 236o5y

REGIÃO - SINOMAR CALMONA 211d64

Data 19/05/2025
Horário 15:25
Foto: Sinomar Calmona
Lucas Bressanin, diretor do Itesp, defendeu regularização fundiária como uma das frentes estratégicas para desenvolvimento do oeste paulista
Lucas Bressanin, diretor do Itesp, defendeu regularização fundiária como uma das frentes estratégicas para desenvolvimento do oeste paulista

Durante o evento de apresentação do Plano de Desenvolvimento Regional, realizado nesta segunda-feira (19), no auditório do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Presidente Prudente, o diretor-executivo da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Lucas Bressanin, defendeu a regularização fundiária como uma das frentes estratégicas para o desenvolvimento do oeste paulista.

Segundo ele, o trabalho da instituição já resultou na regularização de mais de 150 mil hectares de terras na região do Pontal do Paranapanema, gerando uma arrecadação superior a R$ 250 milhões para os cofres públicos. "Esse é o nosso principal compromisso. Mas é importante que os interessados entrem com os pedidos istrativos junto ao Itesp, especialmente no caso de médias e grandes propriedades, onde o Estado não pode atuar de ofício", explicou.

Bressanin alertou que a legislação que rege o processo de regularização fundiária está em vigor apenas até dezembro de 2026. "Aqueles que não fizerem a solicitação até essa data, provavelmente terão dificuldades futuras para regularizar suas áreas", afirmou.

Durante sua fala, ele também anunciou a entrega de novos títulos durante a Feicorte (Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne), que será realizada em Presidente Prudente, com presença confirmada do governador Tarcísio de Freitas. "Trata-se da maior feira de pecuária de corte da América Latina, que retorna ao calendário após 10 anos. Teremos mais investimentos, turismo fortalecido e mais oportunidades para a região", comemorou.

Por fim, o diretor do Itesp reafirmou a disposição da Fundação para atuar em conjunto com o setor empresarial, os municípios e demais entidades. "Políticas públicas como essa exigem vários braços, e estamos aqui para apoiar, inclusive com a de convênios como fizemos recentemente com Rosana, para resolver imes legais que travam o desenvolvimento", concluiu.

Leia mais:

Secretário Jorge Lima defende potencial da 10ª RA e pede fim do pessimismo: “Essa não é a região mais pobre do Estado!”

Plano inédito aponta caminhos para desenvolvimento estratégico da região de Prudente

Plano de Desenvolvimento Regional será apresentado a secretário estadual no dia 19 no Ciesp

Publicidade

Veja também 3r422j

Esportes 5v1a1n

Notícias Alta Roda

Turismo 1h5a49

Notícias Diário de Bordo

Guias 1z2e5

Todos Comer e Beber
ANUNCIE AQUI

Segurança 2a2g3x

Site Seguro

Redes Sociais 2r6b2w

Associado: 545j4