A DME (Divisão Municipal de Educação) de Pirapozinho, em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), deu início ao projeto “Educar com Arte: O Mundo em Cores”, realizado em uma das paredes do espaço da DME.
Com objetivo de oferecer uma aula extraclasse que proporciona aos alunos da rede municipal de ensino uma experiência única, a atividade foi orientada pelo professor, Itamar Xavier de Camargo, de Presidente Prudente, e monitorado pela assistente técnico pedagógica de arte, professora Vanessa Bavaresco.
Segundo a dirigente da DME, Vera Lúcia Fioravante Cavalli, o projeto está alinhado com as metas do Plano Municipal da Primeira Infância, que visa promover o desenvolvimento integral das crianças, estimulando tanto o aprendizado acadêmico quanto o emocional e social.
“A arte é uma poderosa forma de expressão humana, permitindo que indivíduos compartilhem suas emoções, histórias e culturas por meio de valores estéticos com beleza, harmonia e equilíbrio, podendo ser representada de várias maneiras, incluindo música, escultura, pintura, cinema, dança, entre outras formas”, comenta Vera Lúcia.
De acordo com a dirigente, alunos da Emeif (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professora Alzira Correa Miras foram os primeiros a participarem do projeto, que teve início na última sexta-feira, através de roda de conversa, onde o professor apresentou ideias, conceito e a justificativa por trás da pintura, preparando os alunos para o processo criativo.
Dividido em etapas, o projeto “Educar com a Arte: O Mundo em Cores”, a pela preparação da parede e esboço do desenho, pintura das áreas maiores e dos fundos e adição de detalhes, tudo com muito aprendizado, cor e criatividade.
A ação receberá mais duas escolas - Emeif Professor Geraldo Salim Jorge nesta sexta, dia 16 e a Emeif Professor Ted Teixeira, no dia 23 de maio.