O secretário especial de Assuntos Fundiários, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Antônio Nabhan Garcia, recebeu ontem em Presidente Prudente autoridades e representantes de entidades regionais para a entrega de ofícios, e pedidos de ajuda, no que diz respeito à regularização fundiária no oeste paulista. No encontro, Nabhan acolheu as demandas e afirmou que o objetivo do governo federal é, justamente, o de promover tal regularização.
Entre as entidades presentes estava a Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), representada pelo presidente Jorge Duran Gonzales. No ofício entregue, a entidade afirmou que busca apoio do governo federal, visto que “este é um processo do Estado, mas que há anos não possui um avanço”. “Além disso, queremos ajuda com investimentos e linhas de crédito para alavancar os assentamentos que já possuímos na região”, afirmou Duran.
O deputado estadual, Ed Thomas (PSB), também esteve presente, e entregou um documento com um referencial da região, que fala sobre a riqueza de terras, e também sobre aquelas famílias que contribuem com o desenvolvimento local e precisam de segurança e infraestrutura para prosseguirem com seus trabalhos. “São 7 mil famílias que vivem em 140 assentamentos rurais em 40 municípios, a maioria no Pontal do Paranapanema, além das 5 mil famílias em 99 assentamentos nos demais 13 municípios. Todos precisam desse aporte”, comentou.
Nabhan, por sua vez, que atua dentro do governo federal justamente em questões fundiárias, salientou que o governo pretende promover tal regularização em todo o território nacional, de maneira que possam qualificar de produtores rurais aquelas famílias que há mais de 30 anos estão sem os títulos de propriedades. “Sabemos que especialmente nesta região este é um tema do Estado, mas nossa intenção é ajudar a levar as tratativas para frente”.
SAIBA MAIS
Regularização fundiária: o entrave e a solução para a região
Nabhan prevê solução a “imbróglio fundiário” na região de Prudente