Fé, um sentimento de convicção profunda e inabalável em algo que não pode ser necessariamente provado pela razão. Esta convicção profunda foi o principal combustível que levou, nesta sexta-feira, milhares de fiéis ao município de Santo Expedito, no dia do mártir católico, e também aniversário de 66 anos da cidade, que leva o nome do santo padroeiro das causas urgentes e das situações que exigem solução rápida.
Pela manhã, a reportagem de O Imparcial pegou a estrada e foi até Santo Expedito para conferir as celebrações. Nos 39 quilômetros que separam Presidente Prudente da cidade que leva o nome do santo que provavelmente viveu no século VI na região da Armênia, foi possível se deparar com grupos de fiéis peregrinando até o local das celebrações.
O primeiro deles, entrevistado pela reportagem, foi o empresário Claudemir Lima, de Presidente Prudente. Solitário, às margens da Rodovia Júlio Budiski (SP-501), nas proximidades do antigo clube Luso Brasileiro, em Álvares Machado, Claudemir relata que anualmente faz a caminhada até Santo Expedito. “O que me motiva? É a fé. Sou um devoto de Santo Expedito e todo ano faço esta caminhada. Até o finalzinho da tarde a gente chega lá”, conta o empresário.
Quilômetros depois, já na zona urbana de Alfredo Marcondes, a reportagem deste diário se deparou com um trio de mulheres que peregrinavam até o município com o nome do santo, uma delas preferiu seguir a caminhada e duas concederam entrevista: Simone Santos já está em seu sexto ano de peregrinação até Santo Expedito, já Carolina Costa fez o caminho da fé pela primeira vez. Ambas, de Presidente Prudente, confidenciaram que já estavam caminhando por quatro horas. “A fé move montanhas, não?”, diz Carolina. “Nosso compromisso é com Deus, primeiramente, e nosso porta-voz é Santo Expedito pelo compromisso de fé”, relata Simone.
Santo Expedito: 66 anos
Diferentemente do ano ado, o movimento de fiéis no Santuário de Santo Expedito, que fica logo na entrada da cidade, estava baixo. Por conta das obras que acontecem no local, a organização do evento optou por não realizar as celebrações no local.
Em 2024, os festejos aconteceram em frente à paróquia matriz no centro de Santo Expedito, município do oeste paulista que, segundo o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), possui exatos 3 mil habitantes.
No local, já ao final da primeira missa do dia, o padre Humberto Laércio Bastos de Souza dava benção aos milhares de fiéis, uns reunidos em frente ao palco em que o pároco finaliza a missa, diversos outros na praça de alimentação ao lado da igreja e muitos em uma fila para adentrar a paróquia e cultuar a imagem do santo.
Segundo o padre Humberto, cerca de 30 mil fiéis devem ar pelo município até domingo, dia em que será realizada uma cavalgada pela manhã e depois um missa de encerramento das festividades. Ele deixou a mensagem de fé: “Que Deus proteja, abençoe e que assim como Santo Expedito, o santo do hoje, da última hora, não deixe para amanhã e que o seu sim pela causa do evangelho do Reino de Deus seja também o hoje a marca da mudança de sua vida. Confie no Senhor, que Ele não te abandona e está sempre presente em seu lar e sua família. Amém”.
A programação do Dia de Santo Expedito nesta sexta-feira (19) foi a seguinte:
• Primeira missa às 10h, em ação de graças ao aniversário da cidade;
• Às 13h, show com o cantor Osmar Veronezzi;
• Às 15h, santa missa pelos romeiros;
• 19h, missa de fechamento do Dia de Santo Expedito.
Fotos: Maurício Delfim Fotografia
Leia mais:
Santuário de Santo Expedito aguarda 30 mil fiéis para festividades que seguem até domingo