Diagnóstico busca resolver alagamento no Parque do Povo 1e6j1y

Engenheiros da Prefeitura, Defesa Civil e Bombeiros realizaram inspeção abaixo do solo para futura implantação de projeto 334861

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI 422a3l

Data 01/09/2021
Horário 04:02
Foto: Roberto Kawasaki
Inspeção abaixo do solo foi realizada ontem
Inspeção abaixo do solo foi realizada ontem

Há anos que a região do Parque do Povo de Presidente Prudente sofre com os alagamentos, geralmente, no período de chuva intensa entre dezembro e os primeiros meses do ano. A fim de encontrar uma solução para este cenário que tanto preocupa e incomoda os munícipes, equipes de engenharia da Prefeitura, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizaram ontem uma inspeção abaixo do solo como o primeiro diagnóstico antes de futuras obras. 

“Precisamos saber o que temos aqui embaixo, temos tubos armcos, tubos de concreto e galerias, para que possamos agir e implementar o projeto dentro do Parque do Povo, evitando assim alagamentos”, afirma o prefeito Ed Thomas (PSB). O chefe do Executivo e o secretário de Obras e Serviços Públicos, Mateus Grosso, desceram junto com os bombeiros para verificar pessoalmente a situação interna da galeria. Recentemente, Ed Thomas esteve em Brasília em busca de financiamento e recursos para a obra. 

“Esse é o primeiro trabalho, com certeza é o mais importante para nos dar uma fotografia do que temos embaixo, o que está acontecendo, qual a dificuldade para que a gente possa vencê-la”, explica. De acordo com o prefeito, estima-se que a obra e de R$ 50 milhões. “Precisamos começar. Claro, a gente vai usar no primeiro momento tecnologia, ou seja, a tecnologia do Corpo de Bombeiros para estar dentro dessa galeria. É uma área perigosa em dias de chuva, então, essa é a primeira providência, preservar a vida e, a partir de então iniciar as obras”, considera. 

Questionado sobre prazos, Ed Thomas afirma que depende da chegada dos recursos. No entanto, lembra que o projeto a ser implantado no local já existe. “Não é apenas o Parque do Povo, mas a lateral, os bairros. O parque recebe toda a água de bairros, então, é a captação desde uma simples residência lá em cima, muita impermeabilização de asfalto, de calçada que canaliza toda essa água pra cá. É preciso ser iniciado, mas o início é detectar onde está o problema para que a gente possa agir. Vamos usar tudo aquilo que tiver, vamos fazer esse investimento, é preciso começar. Estamos começando com segurança, com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e nossos engenheiros”. 

órgãos inspecionam galerias subterrâneas do parque do povo de presidente prudente
Foto: Roberto Kawasaki - Prefeito Ed Thomas desceu para verificar pessoalmente o cenário

Vistoria preliminar 3s1sz

O 1º-tenente Marcos Ferreira de Souza, do 14º Grupamento de Bombeiros, em Presidente Prudente, explica que a pedido do prefeito, a vistoria preliminar teve o objetivo de identificar possíveis obstruções, pontos vulneráveis, eventuais problemas estruturais, rachaduras, infiltrações e demais situações que possam ter nas galerias. Neste primeiro momento, foi analisada a área entre a Rua Donato Armelin e Avenida da Saudade, que, segundo o tenente, é o primeiro local a alagar durante período intenso de chuva. 

Através do conhecimento técnico, expertise e participações em alagamentos anteriores, a guarnição realizou a vistoria com base no que tinha de conhecimento do local. Os trabalhos ainda prosseguem em outros pontos. Ao término, será feito um relatório com a análise e encaminhado à Prefeitura para que sejam tomadas as devidas providências de planejamento. 


Foto: Roberto Kawasaki - Inspeção ocorreu entre a Rua Donato Armelin e Avenida da Saudade

SAIBA MAIS

Reunião apresenta medidas não estruturais para conter alagamentos no Parque do Povo

Publicidade

Veja também 3r422j

Esportes 5v1a1n

Notícias Alta Roda

Turismo 1h5a49

Notícias Diário de Bordo

Guias 1z2e5

Todos Comer e Beber
ANUNCIE AQUI

Segurança 2a2g3x

Site Seguro

Redes Sociais 2r6b2w

Associado: 545j4