Projeta.Cine promove curso gratuito em Prudente sobre cultura em tempos de crise climática  6q4e24

Iniciativa discute políticas culturais, gestão e impacto ambiental, com especialistas e debates abertos ao público; inscrições seguem até amanhã e1l73

VARIEDADES - DA REDAÇÃO 4e1l1i

Data 25/04/2025
Horário 07:09
Foto: Cedida
Curso é direcionado a artistas, gestores, técnicos, produtores, agentes de movimentos culturais e entidades comunitárias
Curso é direcionado a artistas, gestores, técnicos, produtores, agentes de movimentos culturais e entidades comunitárias

Presidente Prudente terá a oportunidade de participar de um movimento cultural: o curso “Cultura em Tempos de Crise Climática: Gestão e Território”, que será realizado nos dias 28, 29 de abril e 6 e 13 de maio, das 19h30 às 22h, no Anfiteatro VII da FCT Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista). As inscrições estão abertas e vão até este sábado. 

A iniciativa é promovida pelo ponto de cultura Projeta.Cine em parceria com a FCT Unesp e o CAC (Comitê de Ação Cultural), e visa introduzir os participantes nas políticas culturais do Brasil e seus principais conceitos, explorando a diferença entre cultura pública e cultura de entretenimento. Além disso, o curso aborda o papel do gestor cultural, a produção cultural, a comunicação, o marketing e o uso de mídias sociais voltadas para projetos culturais. 

O curso é direcionado a artistas, gestores, técnicos, produtores, agentes de movimentos culturais e entidades comunitárias, como pontos de cultura e associações, que estão envolvidos na produção artística e cultural do município. A proposta é contribuir para a estruturação e atuação desses profissionais na gestão e produção cultural, unindo aspectos teóricos e práticos, e orientando o desenvolvimento de projetos e ações no campo cultural. 

Segundo Helber Henrique Guedes, coordenador do projeto e Agente Territorial de Cultura, é importante fortalecer a atuação cultural em Prudente, principalmente em que a comunidade vivencia um contexto de crise climática global. “Ao capacitar gestores e agentes culturais locais, o projeto oferece ferramentas para que a cultura seja compreendida e utilizada como um motor de desenvolvimento sustentável. A cultura, aliada à gestão eficiente, pode não apenas preservar e celebrar a diversidade local, mas também gerar soluções inovadoras para enfrentar os desafios climáticos e sociais”, explica. 

Com vagas limitadas, o curso é gratuito e terá uma carga horária total de 20 horas, dividida em quatro encontros de cinco horas cada. Para participar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezt_dq7BC70UjjJ4TJKl7s6G0wBcoMsysb-NXwG9bWXR_bbQ/viewform?fbclid=PAY2xjawJ2cydleHRuA2FlbQIxMAABp9gfmSK999Qq5UV4KiGZwtK-a4Rod1zEewlLIkdohdmqBuSiE1a2aQiJ44l6_aem_1kq_2Et7dtlJh4_YembK6Q) e aguardar mais informações. 

Programação j5w4i

No primeiro dia (28/04), o tema será “Políticas Culturais no Brasil e a Crise Climática”, contextualizando a evolução das políticas culturais e sua relação com o atual cenário ambiental. Os convidados para esse debate são Lucas Pretti, coordenador de projetos da Secretaria Nacional de Juventude do governo federal; Guilherme Cortez, deputado estadual na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo); Fernanda Morgani, representante do Conselho Nacional de Políticas Culturais; e Marcelo Simon Manzatti, coordenador dos Agentes Territoriais de Culturas de São Paulo. Esta aula será aberta ao público no Auditório do Discente 5 da Unesp. 

O segundo encontro (29/04) será dedicado à “Cultura, Entretenimento e Sustentabilidade”, que irá explorar a diferença entre cultura como bem público e a cultura voltada ao entretenimento, além do uso de indicadores culturais. Os palestrantes confirmados são Ivonete Alves, do Mocambo Nzinga; Rafael Onori Ferraz, coordenador de Mobilização de Comunidades da Greenpeace Brasil; Pamela Gopi, estrategista da campanha de justiça climática da Greenpeace Brasil; e Helber Henrique Guedes, coordenador do Ponto de Cultura Projeta.Cine. 

No terceiro dia (06/05), a discussão será sobre “Indicadores Culturais”, em que será tratado sobre o papel do gestor, planejamento estratégico e a aplicação de indicadores culturais. A atividade será conduzida pelo Prof. Dr. Alexandre Almeida Barbalho, da Universidade Estadual do Ceará, especialista em políticas culturais. 

Por fim, para o quarto e último encontro (13/05), o curso irá abordar o “Sistema Municipal de Cultura”, discutindo economia da cultura, leis de fomento e gestão local. A mesa de convidados será composta por Adriana Scannavez, produtora cultural; Paulo Sanches, secretário municipal de Cultura de Presidente Prudente e um representante do Conselho Municipal de Cultura; e Mariane Palhares, representante dos Pontos de Cultura de Presidente Prudente. 

SERVIÇO
Mais informações e novidades podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou nas redes sociais do Projeta.Cine (@projeta.cine). 

Cedida

Guilherme Cortez, deputado estadual na Alesp, participa do primeiro dia de debate

Publicidade

Veja também 3r422j

Esportes 5v1a1n

Notícias Alta Roda

Turismo 1h5a49

Notícias Diário de Bordo

Guias 1z2e5

Todos Comer e Beber
ANUNCIE AQUI

Segurança 2a2g3x

Site Seguro

Redes Sociais 2r6b2w

Associado: 545j4